terça-feira, 12 de maio de 2009

A mineração ontem e hoje.

Imagine-se Jornalista e Fotógrafo, ao mesmo tempo, viajando pelas Minas Gerais dos séculos XVII e XVIII. Dê uma passadinha no antigo "Arraial do Tijuco", vilarejo onde viveu a mais célebre mulher e ex-escrava do período mineratório, Chica da Silva. Faça uso de textos e imagens para uma maior interpretação e aprendizado.

Atividade 1: Observe como está o Arraial hoje: Qual nome lhe foi dado? Em quais condições física e econômica se encontra? Quais consequências as atividades mineradoras trouxeram para o local?

Para a realização de tal atividade estarei lhe orientando através da indicação de sites confiáveis de pesquisa. Além disso, teremos nossos encontros na sala de aula às quartas e quintas-feiras.
Faça uso dos sites ao lado, na lista de Links.
Para deixar a sua resposta aqui, é só clicar em "comentários" logo abaixo.

Bom passeio!


Objetivo da atividade:

Elaborar um texto criativo,descritivo e crítico, fazendo uso de imagens e através da interpretação dos textos apresentados nos sites.Para que,ao final da unidade,possamos criar um jornal virtual ou impresso.



17 comentários:

  1. Respondendo a web quest
    O arraial do tijuco ..hoje chama-se Diamantina e fica localizado no estado de Minas gerais.

    Suas condições fisicas hoje podem se considerar totalmente preservadas porque conseguiu-se tombar pelo Iphan,no qual garante a preservação dos recursos historicos considerados patrimonios da humanidade.
    A sua economia esta baseada hoje no Turismo que por ser tombada pelo patrimônio histórico atrai muitos turistas. As consequencias pode se dizer que trouxe benefícios e malefícios para a cidade..benefícios porque conseguiu-se proteger seus recursos que ainda sobraram mesmo após toda a devastação de minérios que aqui ocorreu e lá tambem é responsável por guardar uma grande parte da história do nosso pais: A MINERAÇÃO e como malefício pode se dizer que a extração excessiva dos recursos da natureza contribuiu para o empobrecimento do local que hoje poderia ser uma grande potência brasileira.



    ASS: MARCOS DOREA 2ºJ

    ResponderExcluir
  2. Respondendo a atividade:
    O antigo arraial do tijuco hoje é chamando de Diamantina situado em Minas Gerais, nome que se deu devido ao grande número de diamantes na região.
    A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
    Sua economia hoje baseia-se no turismo. Uma das consequências que os antigos mineradores trouxe ao local a grande extração de seus minerais, diamantes, ouro enfim pedras preciosas que hoje poderiam ser ultilizada como país para melhorar as suas condições fazendo do Brasil um país melhor em termos de economia.

    Ass: Elaine de J. Mendes

    ResponderExcluir
  3. Algumas fotos do antigo Arraial do Tijuco e atual Diamantina:
    Antiga:
    http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.ufmg.br/boletim/bol1493/Pagina_8.JPG&imgrefurl=http://www.ufmg.br/boletim/bol1493/oitava.shtml&usg=__r7UrezVRi-ps-8AYhW84uviwWuo=&h=369&w=491&sz=60&hl=pt-BR&start=1&sig2=YE9u1gL7F2PBjo5A2VWxtA&um=1&tbnid=uZi1p3GlCj92pM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Darraial%2Bdo%2Btijuco%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26sa%3DN%26um%3D1&ei=JkUdSs24B5LglQfZloHdCw

    Atual:
    http://www.alfredoonline.blogger.com.br/diamantina-01.jpg

    Chica da Silva:
    http://www.culturabrasil.org/imagens/xicadasilva.jpg

    ResponderExcluir
  4. Emily Alves
    O Arraial do Tijuco foi fundado em 1713 por bandeirantes que garimpavam o ouro. O nome Tijuco - lama na linguagem indígena - deriva do "pântano" criado pelos mineradores que se estabeleceram e garimparam às margens do Rio Grande.Hoje é chamado de Diamantina por causa de muitas pedras extraidas dessa região,pedras com nome de Diamante.A cidade tem destinos da Estrada Real e é muito conhecida por suas Serestas e da Vesperata,que é um evento.A econômia é baseada no Turismo devido a cidade ter muitos lugares bonitos e que chamam a atenção de turistas de varios países.

    ResponderExcluir
  5. O Arraial do Tijuco tornou-se vila de Diamantina,elevada,em 1835 á categoria de cidade.Em Diamantina desenvolveu-se a elite mais requintada de toda a sociedade colonial mineira.O cultivo do teatro,da música e das artes em geral tornou-se caracteristica marcante do diamantinense.Suas festividades religiosas e populares consituem,até hoje,atração para os que visitam a cidade(TURISMO).O acervo arquitetônico-colorido e alegre-compõe,juntamente com as montanhas,um dos conjuntos paisagisticos mais belos de minas.foi tombado pelo patrimônio nacional,em 1938.O antigo arraial do tijuco nasceu ao tempo das atividades bandeirantes e sertanistas,que vasculharam o território das Gerais á procura de ouro e pedras preciosas.Foi grande pólo do ciclo DIAMANTINO,e até hoje as atividadades de mineração constituem a base de sua economia.

    ResponderExcluir
  6. Resposta da Atividade : Arraial do tijuco emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugal, durante o século XVII. Em 1938 Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação a categoria de cidade , recebeu o título de patrimônio nacional . Em 1999 foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade . A cidade é um dos roteiros culturais mais ricos do Brasil .


    NAIARA NASCIMENTO 2 J VESPERTINO

    ResponderExcluir
  7. CHICA DA SILVA : FRANCISCA DA SILVA OLIVEIRA também chamada de Chica da Silva foi uma escrava, alforriada, que viveu no arraial do Tijuco, atual Diamantina , Minas Gerais . Manteve durante mais de quinze anos uma união estável com o rico contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos. De acordo com os mitos da cidade e ás varias obras de ficção , Chica da Silva foi uma escrava que se fez rainha utilizando sua beleza e apetite sexual para seduzir pessoas poderosas, entre as quais João Fernandes, cuja fortuna dizia-se ser maior do que a do rei de Portugal . Era filha da escrava Maria da Silva e de um português chamado Antônio Caetano de Sá. A sua certidão de batismo foi registrada no arraial de Milho Verde, na cidade de Serro Frio, atual município do Serro, Minas Gerais. Segundo a maior parte dos autores, sua mãe era africana da Costa da Mina, embora outros digam que ela era crioula da Bahia.

    NAIARA NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  8. Conhecida inicialmente como "Arraial do Tijuco",a cidade emancipou-se do municipio do Serro em 1831,passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região.
    No ano de 1999,foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
    A cidade é um dos destinos da Estrada Real,um dos roteiros culturais e turisticos mais ricos do Brasil.
    As consequencias porque extrairam todos os minérios e o local foi empobrecendo cada dia mais.

    Marcia Villas Bôas 2ºJ Vespertino

    ResponderExcluir
  9. Arraial Tijuco, hoje Diamantina – MG. Ganhou esse nome por ter uma grande concentração de diamantes.
    É uma cidade bem cuidada historicamente, pois os patrimônios são bastante preservados e em 99 foi considerada pela UNESCO um Patrimônio Cultural da Humanidade.
    A economia baseia-se no turismo, aliás, Diamantina é uma das cidades mais visitadas do Brasil.
    Conseqüências é que após a extração dos minérios a cidade foi ficando cada vez mais pobre.

    Ingrid Mendes, 2ºJ Vesp.

    ResponderExcluir
  10. ARRAIAL DO TIJUCO . ATUAL DIAMANTINA ...uMA das cidades mais preservadas do ciclo historico de ,Minas Gerais ..por lá já passaram tropeiros em busca dos diamantes o mesmo deu o nome da cidade .Onde muitos nobres ja´passaram e moraram .. ( Coroa Portuguesa )até hoje encontramos pedaços dessa historia pelas ruas atraves da arquitetura e outras...hoje habitado por 44.300 habitantes . a cidade é um pouco escondida por isso tão fascinante .o arraia do tijuco foi conhecido em sua epoca pela exploração de diamante se enorme quantidade d poedras preciosas tornando- se a maior lavra de diamantes do mundo naquela epoca , ate hoje as atividades de mineração constituem a base de sua economia .o centro urbano de diamantina apresenta caracteristicas das cidades do periodo colocial . É ciudade muito cultural .. explora de teatros .. artes e musica em geral .. tbm é conhecida por suas serestas DIAMANTINA é um dos destinos da estrada real ;um dos roteiros culturais mais ricos do Brasil .o passeio por lá é muito agradavel e do nada resurje o antigo Arraial do Tijuco ! com suas igrejas seus casorios e seus personagens cureiosos como Chica da Silva a escrava q vioru rainha e mandava e desmandava na cidade .Esta é uma das historias mais tipicas da cidade de Minas Gerais ... !

    bjinhus Pró ! isso é so ! Isadora ; )!

    ResponderExcluir
  11. O Arraial do Tijuco atual Diamantina foi tombado como patrimônio histórico da humanidade, talvez a preservação física do local deva-se a este fato. A economia baseia- se basicamente no turismo e também na mineração. Hoje em dia a cidade recebe muitos turistas que são atraídos pela parte cultural e histórica da cidade. As atividades de mineração no local geram lucros para muitas e grandes empresas que compram os minérios, mas curiosamente os trabalhadores que fornecem a mão-de-obra necessária para retirar as riquezas do local não recebem tantos lucros assim e tampouco são beneficiados com o ouro que extraem de lá, pelo contrário, eles sobrevivem com um salário de fome que geralmente não compensa os esforços do trabalho e as doenças respiratórias que eles adquirem devido às condições de trabalho. As conseqüências da exploração do minério no local são estas: O turismo mostrando a parte cultural, festividades religiosas e populares, e a população sobrevivendo da extração do minério sem receber parte nenhuma das riquezas que eles ajudam a retirar do local.
    Sinara Santana

    ResponderExcluir
  12. Professora, minha análise foi enviada via e-mail, tá?

    Rafaela Lampa - 2º J

    ResponderExcluir
  13. O Arraial do Tijuco ou Tejuco passou a ser chamado de Diamantina e está localizado em Minas Gerais por causa do grande volume de diamantes encontrados na regiao , suas condições fisicas estao bem guardadas pois conseguiu tombar pelo IPHAN com isso garantiu a preservação do patrimonio da humanidade , a sua economia está voltada para o turismo onde recebe pessoas de todo o mundo,as conseguencias das atividades mineradoras foi fazendo com o que a extração dos minerios deixasse a cidade mais pobre.

    Lucian Jansen 2ª J

    ResponderExcluir
  14. A DIAMANTINA como hoje conhecemos, inicialmente era conhecida como ARRAIAL DO TIJUCO (Minas Gerais). Ela recebeu esse nome pela sua grande quantidade de diamantes encontrados em sua região. Essas pedras eram extraídas em grande quantidade pela Coroa de Portugal.

    A cidade tem, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
    Em sua comemoração de 100 anos (1938)á categoria de cidade, recebeu do IPHAN o título de "PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL" e em 1999 foi tombada como "PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE".

    Suas consequências foram tanto maléficas como benéficas, pois com o excesso de extração dos diamentes o local empobreceu que poderia ser mais uma grande potência brasileira. Mas, hoje em dia a cidade tem como economia principal o turismo, os Patrimônios....

    A/C: Laís Costa 2ºJ Vesp.

    ResponderExcluir
  15. O “arraial do Tijuco” (atual cidade de Diamantina) foi a sede administrativa do Distrito Diamantino. A cidade se tornara próspera já no inicio do séc. XVIII), quando começou a corrida pelo diamante – pedra que lhe deu o nome.

    É um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil. Sua economia hoje se baseia no turismo.

    Fica a 290 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais,e é repleta de lindos casarões do séc. XVIII. Lá perto, a natureza oferece muitas trilhas de caminhada e cachoeiras.

    Foi palco da união entre Chica da Silva e José Fernandes, um rico contratador de diamantes enviado pelo rei D. João ao Brasil. Luxo era a marca registrada do casal. Teve treze filhos com ele e viveu a sua vida no auge da exploração de diamantes, mesmo depois de José Fernandes ter pagado uma alta dívida ao rei por sua relação com uma escrava alforriada. Surpreendentemente, ele pagou toda a sua divida e ainda continuou rico.

    Até hoje as atividades de mineração constituem a base de sua economia.


    Rafaela Lampa. 2º J

    ResponderExcluir
  16. será tudo verdade ou é tudo uma lenda?!!

    ResponderExcluir
  17. Quais era açóes do monopolio real ?

    ResponderExcluir