domingo, 14 de junho de 2009

Iluminismo

Por volta do final do século XVII, nascia na Inglaterra um movimento intelectual que passou para a História como Iluminismo ou Ilustração. Esse movimento atingiu seu maior esplendor na França do século XVIII. As idéias propostas pelos pensadores iluministas influenciaram a burguesia em ascensão, pois criticavam as instituições do Antigo Regime e estimulavam as mudanças, preparando o caminho para o movimento revolucionário burguês.
Nas suas origens, o movimento iluminista teve forte inspiração na chamada “revolução científica” do século XVII. Nesse período, ocorreu um grande desenvolvimento na Ciência e na Filosofia, com um interesse cada vez maior pelo método experimental (Empirismo). Nesse contexto, observamos o progresso do pensamento racional e de ciências como a Matemática, a Química, a Física...
O Matemático René Descartes (1596-1650) é considerado o iniciador da doutrina racionalista moderna e do método racional. Vários filósofos aplicaram o seu método á reflexão político-religiosa, priorizando a valorização da razão e do progresso humano.
Os filósofos iluministas buscavam, por meio de suas idéias, transformar a ordem social vigente no antigo Regime. Para isso, defendiam: o fim do intervencionismo estatal na economia, propondo a liberdade comercial e o fim dos monopólios; a adoção de um sistema constitucional, criticando o Estado absolutista, o princípio do Direito Divino dos Monarcas e propondo a limitação do poder real; o fim dos privilégios de classe (nobreza e alto clero), base de sustentação do Antigo Regime.

Os principais Filósofos do Iluminismo são:

John Locke (1632-1704):
Acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo;

Voltaire (1694-1778):
Defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica à intolerância religiosa;

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778):
Defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos;

Montesquieu (1689-1755)
Defendia a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário;

Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond D´Alembert (1717-1783):
Juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário